3 de outubro de 2011

Dicas : Bem Estar / G1


Desafio Bem Estar propõe que você fique em forma até o verão.




Endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato foram convidados.

Saiba como perder peso para curtir a praia sem encanar com seu corpo.



Se você precisa de um incentivo para perder alguns quilinhos extras, saiba que faltam exatamente três meses para o verão. E, para lhe dar aquele empurrãozinho, o Bem Estar desta quarta-feira (21) contou com a presença dos endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato, que enumeraram dicas para emagrecer e arrasar na praia ou aonde você for.
Na estação mais quente do ano, as pessoas usam roupas mais curtas, justas ou de banho. Por isso, o sobrepeso acaba ficando em evidência. Três meninas – Juliana, Larissa e Danieli – aceitaram o desafio do programa e se comprometeram a diminuir os números da balança e entrar em um biquíni que hoje está pequeno.
Porém, elas não vão fazer dietas malucas, que podem causar fraqueza, perda de vitaminas, minerais e músculos, desidratação, queda de cabelo e pedra nos rins ou na vesícula, entre outros problemas. O importante é emagrecer com saúde, para que os quilos eliminados não voltem


De acordo com Halpern, três meses é um tempo bom para mudar de hábitos e fazer com o que o organismo se acostume com a reeducação alimentar, o fracionamento das refeições e a atividade física. Nesse meio-tempo, a endorfina (hormônio liberado após o exercício e responsável pela sensação de prazer e bem-estar) começa a fazer efeito.

O índice de massa corporal (IMC) é o resultado da conta que calcula se o seu peso está bem distribuído. É usado por médicos como referência para saber se uma pessoa está ou não com o corpo ideal. Para saber o seu IMC, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.



A regra é:
IMC menor que 18 – abaixo do peso
IMC entre 18 e 25 – peso normal
IMC entre 26 e 30 – sobrepeso
IMC maior que 30 – obesidade
Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2008 e 2009,  com 188 mil pessoas de todos os estados, apenas um terço da população com 20 anos ou mais está no peso ideal. Praticamente metade se encontra na faixa de sobrepeso, como as participantes do Projeto Verão.
E os riscos desse excesso de peso já aparecem, como hipertensão, triglicérides e colesterol altos, diabetes, infarto e derrame.
Cinco dicas importantes para perder peso:
1 - Fique atento à sua saúde: Monitorar a pressão e os níveis de gordura no sangue e prestar atenção nas respostas que você dá às atividades e à nova alimentação podem ajudá-lo a traçar um caminho mais saudável. Não é bom exagerar nem exigir do corpo mais do que ele pode fazer. Os resultados de exames regulares e mudanças no organismo podem servir de incentivo para você continuar lutando contra a balança.
2 - Fracione sua alimentação: Refeições menores e mais frequentes exigem que o metabolismo usado na digestão seja ativado mais vezes e, assim, gaste mais energia para poder processar a comida. Ingerir algo a cada três horas também ajuda a matar a fome, evitando inclusive que você faça pratos muito grandes.
3 - Não pule refeições: Não ignore o café da manhã, o almoço ou o jantar, porque assim você vai ficar com fome e acabar comendo mais depois, o que pode ser pior para a digestão e o metabolismo.
4 - Fuja das dietas malucas: Regimes muito restritivos podem privá-lo de elementos importantes para o funcionamento do corpo e de energia para as atividades físicas.
5 - Não vire atleta da noite para o dia: Ninguém consegue entrar em um ritmo maior que o limite do próprio corpo. Portanto, não dá para sair do sedentarismo total e virar um esportista de alto rendimento. O corpo precisa se acostumar com a atividade, por isso é fundamental começar com calma e ir avançando aos poucos.
Trocas inteligentes
- Um refrigerante normal sabor cola (135 calorias a lata) por um refrigerante zero (2 calorias a lata)
- Um cheese egg salada completo (800 calorias) por um misto quente (280 calorias)
- Uma porção de batatas fritas (420 calorias em um prato de sobremesa ou 15 palitos) por uma batata grande assada com uma colher de sopa de requeijão normal (160 calorias)
- Pizza de mussarela (305 calorias a fatia) por uma brusqueta assada (85 calorias a fatia de pão integral, tomate e queijo ralado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar, comentar e não me esquecer.