29 de janeiro de 2012

O que aprendi nesses últimos dias !!!

Eu sei que alcançar o peso desejado é apenas metade do caminho na minha dieta. 
Tenho isso na minha mente porem ainda não sei como evitar o efeito sanfona
Sei tbm que é comum que as pessoas se sabotem não apenas no período da dieta, como no período que se sucede a ela, pela simples falta de informação. 

Sei que a minha dieta não ira terminar quando eu finalmente alcançar meu peso desejado, sei que ainda irei precisar de cuidados extras após esse período. 

Justamente por desconhecer esta informação.

Conheço casos de muitas pessoas que não conseguem manter os bons resultados de suas dietas, sofrendo do chamado “efeito sanfona”. 

Isso muito me assusta....


Ouvi dizer que ao perder determinado peso (e com ele, percentual de gordura), irei precisar muito da colaboração do meu corpo, até que ele aprenda a funcionar de forma harmônica com esse meu novo peso.

Ouvi também que isso irá demorar um certo período de adaptação.

De imeditato meu corpo não sabe que eu fiz uma dieta por vontade própria, ele pode entender que ocorreu uma privação de alimento e tentar reverter a situação pensando no meu bem estar, na minha sobrevivência.
 
Exemplo: Estima-se que o corpo demore cerca de um mês por cada quilo perdido para se conformar e aprender a funcionar normalmente com o novo peso. Por exemplo, se você perdeu 5kg, seu corpo demorará 5 meses para aprender a funcionar com este novo peso e só depois desses 5 meses é que podemos dizer que o peso foi estabilizado. A gente sabe que ser humano não é matemática, cada organismo tem seu tempo, é apenas uma estimativa.

Por isso, que continuo com medo e irei necessitar de muita atenção quando eu finalmente alcançar minha meta. 

Não poderei relaxar, ou seguer diminuir os exercícios aeróbicos e deixar de realizar a famosa dieta.

Continuarei lutando “contra” meu corpo. “Contra” no sentido de que ele pensa que o melhor para mim e me fazer engordar, seja reduzindo meu metabolismo, seja me estimulando a comer calorias, tudo isso com o objetivo final de garantir minha sobrevivência. Meu organismo vai fazer de tudo para que eu volte ao meu peso antigo: despertar sinais de fome, desejo por carboidrato, dar sinais de fraqueza e me recompensar com uma rave de hormônios que provocam bem estar quando não resistir e acabar comendo algo extremamente engordativo tenho ciencia de que haverá muitas outras provações. 

Por isso que a partir de agora Irei precisar de muita Determinação para continuar firme e forte, ou seja a minha dieta só irá terminar quando acabarem os meses relativos ao peso que irei perder.

Esta é a receita básica que aprendi lendo historias de quem conseguiu driblar o efeito sanfona e realmente do fundo do meu coração pretendo coloca-la em prática da melhor maneira possivel em minha nova vida.

Terei sempre em mente que enquanto não passar esse prazo de meses correspondentes aos quilos que eliminei estarei todo esse tempo dormindo com o inimigo. Ou seja meu corpo pode tentar me sabotar.
 
Conclusão mesmo quando já tiver alcançando o meu peso desejado Será Ótimo, Parabéns para mim.
Poderei comemorar e muito! 

Mas nunca mais podeirei me descuidar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar, comentar e não me esquecer.