19 de maio de 2012

81 / 131

Deve ser por isso que ando sentindo tanto sono !!!!

Aumento de sonolência está relacionado ao IMC

Por Mariana Soares

Trabalhadores noturnos com sobrepeso podem ser mais sonolentos. Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que pessoas com sobrepeso e obesidade têm mais propensão a sentirem sono quanto maior a ingestão de carboidratos.

O estudo com 24 trabalhadores noturnos dividiu-se em três etapas. Na primeira, avaliou-se o grau de sonolência dos voluntários, sem intervenção alimentar. Na segunda, aumentou-se a quantidade de carboidratos da dieta deles. Por fim, elevou-se também a quantidade de proteínas da alimentação. A conclusão foi de que, quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC), maior a influência da alimentação na sonolência. Observou-se também que os carboidratos favoreceram a sonolência nos obesos.

“A literatura é clara quanto ao fato de os trabalhadores noturnos terem maior chance de desenvolver obesidade, mas a influência do IMC na sonolência foi inesperada”, afirma a autora do estudo, a nutricionista Patricia Xavier Soares de Andrade Nehme. Para ela, quando se pensa que 15% a 20% da força de trabalho do país é constituída de trabalhadores noturnos, fica mais clara a importância de se promover a saúde no ambiente de trabalho.

Fonte: Agência USP de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar, comentar e não me esquecer.